Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jovem por que Ser Sal e Luz do Mundo?

O papel do jovem é ser “Sal e Luz” no meio em que vive e com as pessoas que o rodeiam, não que a ação evangelizadora seja limitada aos que nos cercam mais sim, que o exemplo do anúncio da Boa Nova possa infundir no coração dos nossos o prazer e a alegria de ser um porta-voz do amor de Deus. Ser sal e luz do mundo não é ficar debaixo do alqueire como disse Jesus, mas sim, ficar no velador, lugar alto, de onde pode ser visto. Paulo disse: “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente”.
Eis a questão: ser ou não ser. Não ser discípulo é ser insosso e sem luz, todavia ser discípulo de Cristo é conhecer os princípios da Palavra e colocá-los em prática na vida cotidiana; é ter consciência da história que está sendo vivida e fazer diferença; é também saber e crer no Deus que transforma o homem, fazendo desse uma nova criatura, regenerada, lavada no sangue de Cristo, purificada e santificada pelo Espírito Santo. Esse é o papel de todo cristão.
“Nossos jovens anseiam e têm sede de Deus, cabe a nós saciá-los.”


A juventude cristã está inserida numa sociedade regida por valores invertidos que criam padrões que, aos poucos, tem destruído a identidade cristã da nossa juventude. No evangelho de ontem  Jesus disse aos seus discípulos “vós sois o sal da terra, se porém o sal se tornar insípido como lhe restaurar o sabor? Na sociedade atual o que deveria dar gosto não tem gosto.Claramente,a ênfase de Jesus não recai sobre todas as propriedades do sal,mas sobre o sabor.
Jesus nos convida neste evangelho a ser verdadeiramente o sal na “massa”, pesando sobre nós, jovens, mais ainda o papel de evangelização na sociedade atual que cada vez mais se degrada com as coisas mundanas. Ser verdadeiro discípulo no mundo de hoje deve ser discernido como um verdadeiro encontro com o sabor, com o gosto que se torna indispensável. A comida sem sal não é saborosa, não tem sabor, não tem gosto, não tem nada que apetece comê-la. O discípulo de Jesus precisa ter gosto, sabor e influência sobre o seu ambiente. Jesus ainda nos diz: “Vós sois a luz do mundo”. A luz tem domínio sobre as trevas. Aonde a luz chega as trevas se dissipam, elas chispam, vão embora, acabam. A luz mata as trevas. A luz revela as coisas ocultas das trevas. O verdadeiro “jovem – discípulo” deve iluminar a vida de outras pessoas levando-as ao encontro da Luz do mundo que é Jesus.

Um comentário:

  1. muito boa a mensagem e muito importante tambem *----* que Jesus esteja sempre com todos nós.

    ResponderExcluir